Foco

– Agora tenho conseguido me focar mais

– Com certeza fica muito evidente isso em você.

– Pois é Akim, estou bem feliz com isso. Agora que tenho me focado mais perco menos tempo com bobeira e dou respostas de forma bem mais tranquila.

– Eu imagino.

– Eu só sinto medo de que possa perder isso sabe?

– Entendo perfeitamente… vamos lá: o que dá fundamento ao foco que você criou?

– Hum… não sei direito o que responder

– É só pensar lá atrás: o que você modificou na sua forma de lidar com você mesma que te possibilitou criar o foco?

– Ah… me cuidar.

– Isso… lembra? Quando você decidiu que ia se cuidar começou a criar seus objetivos e fazer e depois disso uma coisa alimentava a outra. E resultou no foco.

– É verdade…

– Seu foco é um resultado, se você estiver atenta à si e cuidando de você, vai manter o foco. Só perde se parar de cuidar.

– E isso vai ser difícil!

– Ótimo!!

Focar é um processo não é uma causa. Muitas pessoas me procuram dizendo que precisam de “foco” em suas vidas. O foco é uma decorrência natural da pessoa que aprender a cuidar de si, se amar, se proteger e com base nisso vem o foco.

Foco é quando escolhemos voluntariamente algo do mundo no qual posicionar a nossa visão, atenção. Para ter foco é preciso ter intenção antes, ninguém sai “focando” por aí sem ter um fim, um objetivo. Daí que quando temos alguém que não consegue colocar foco na sua vida é porque está sem objetivos para a mesma ou com objetivos traçados de uma forma inadequada, que mais ajuda a se perder do que a se achar.

Isso tudo porque focar exige uma energia alta, não é um trabalho fácil, ele demanda dedicação da pessoa. Quando não existe um propósito e um afeto positivo da pessoa para com ela mesma o foco não se mantém, fica frágil e quebradiço. É necessário aumentar a auto-estima e a auto-imagem para a pessoa se responsabilizar, de fato, pelos seus desejos. Focar também significa des-focar. Quando coloco a minha atenção e intenção sobre algo estou abrindo mão do restante e, por esta razão, a pessoa precisa estar forte em suas convicções ou acabará perdendo o foco original.

Se você está precisando focar comece se perguntando: para que você precisa de foco neste momento? Qual objetivo e em qual área você está precisando desenvolver?

E para fechar: você merece?

Abraço

Visite nosso site: http://www.akimneto.com.br

There are no comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: